Metodologia
O presente estudo de natureza aplicada e abordagem quantitativa foi desenvolvido a partir do pareamento de duas bases de dados nacionais disponibilizadas publicamente pelo Ministério da Saúde dos sistemas de informação CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e SIH (Sistema de Informação Hospitalar). Para a criação do protótipo do painel de indicadores que será apresentado neste estudo foram considerados somente os dados do ano de 2019, sendo possível futuramente incorporar novos períodos de estudo no painel ao replicar os procedimentos de seleção e tratamento de dados, descritos em detalhes a seguir.
Para informações sobre as características e estrutura dos estabelecimentos de saúde foi utilizado do banco de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Foram utilizados os dados cadastrais das competências janeiro a dezembro de 2019. Os dados selecionados para confecção da base de pesquisa foram:
código IBGE do município
número do CNES
nome fantasia
natureza jurídica
fluxo de clientela
tipo de gestão
tipos de leitos
quantidade de leitos
quantidade de médicos
quantidade de enfermeiros
quantidade de auxiliares e técnicos de enfermagem
quantidade de serviços
regras contratuais.
Em relação as informações sobre a produção das internações hospitalares foi utilizado o banco de dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH). Foram utilizados os dados de produção das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) vigentes durantes os meses de janeiro a dezembro de 2019. Os dados selecionados das internações para confecção da base de pesquisa foram:
número do CNES
número da AIH
tipo de AIH
especialidade da internação
diagnóstico principal
complexidade
financiamento
caráter da internação
motivo do encerramento
dias de permanência
quantidade de AIH
valor de faturamento
dcionalmente foram incluídos ainda algumas variáveis demográficas com origem do banco de dados de estimativa da população de 2019 do IBGE:
Região
Estado
Município
População residente
Em relação à base do CNES, o estudo partiu da base de dados completa com o universo total de estabelecimentos de saúde cadastrados no ano de 2019. Em primeiro lugar selecionou-se somente aqueles com presença de leitos hospitalares, resultando em um total de 8.444 estabelecimentos de saúde. Logo em seguida foram aplicados os seguintes critérios na ordem apresentada abaixo:
Possuir leitos disponíveis para internações no âmbito do SUS: o critério eliminou 2.514 estabelecimentos de saúde.
Possuir uma média mensal de 5 leitos ou mais disponíveis ao SUS: foram eliminados adcionalmente 415 estabelecimentos de saúde.
Ser o tipo hospital geral, hospital especializado, pronto socorro geral, pronto socorro especializado ou unidade mista: critério que eliminou mais 435 estabelecimentos por não serem tipicamente hospitalares.
Portanto os critérios de seleção aplicados exclusivamente na base de dados do CNES resultaram em um universo de 5.080 hospitais para compor o estudo.
Adcionalmente ainda foi aplicado um critério de seleção referente à base de dados do SIH, que foi a exigencia de possuir alguma internação hospitalar informada no sistema. Este critério eliminou mais 631 estabelecimentos por falta de informação de produção hospitalar.
Sendo assim, os critérios de seleção eliminaram um total de 3.995 estabelecimentos de saúde, e portanto um total de 4.449 estabelecimentos de saúde que foram considerados para o estudo.
Em relação ao CNES, os dados foram obtidos da base nacional de produção armazenada em banco de dados Oracle nos servidores do DATASUS. As consultas e extrações foram realizadas por meio de linguagem SQL em cinco diferentes tabelas do banco de dados das doze competências (meses) do ano de 2019 (estabelecimento, leitos, serviços, profissionais e regras contratuais) que resultaram em uma tabela com 16 colunas com as seguintes informações: UF, COD_MUN, MUNICIPIO, CNES, ESTABELECIMENTO, TIPO_UNIDADE, GESTAO, FLUXO_CLIENTELA, NATJUR, REGRA_CONTRATUAL, LEITOS_TOT, LEITOS_SUS, MEDICOS, ENFERMEIROS, AUX_TEC_ENFER, QT_SERVICOS.
Em relação ao SIH, os dados das internações foram obtidos dos arquivos RD (AIH Reduzida) disponibilizados publicamente pelo DATASUS no site do TABWIN (https://datasus.saude.gov.br/transferencia-de-arquivos/) em formato DBC (DBF compactado). Foram consideras para o estudo todas as AIH que estiveram vigentes em algum período do ano de 2019, e sendo assim foi necessário utilizar os bancos de dados DBC de janeiro de 2019 à julho de 2020 considerando o período operacional de apresentação e reapresentação das AIH no SIH. Para fins do estudo foram consideradas como diárias das AIH somente os dias de internação do ano de 2019, descartando os dias de internação de 2020. As variáveis extraídas dos DBC foram: IDENT, MUNIC_RES, ESPEC, PROC_REA, VAL_TOT, DT_SAIDA, DIAG_PRINC, COBRANCA, NAT_JUR, MUNIC_MOV, DIAS_PERM, MORTE, CAR_INT, CNES, FINANC, COMPLEX.
O pareamento entre as bases de dados do CNES e do SIH bem como todos os tratamentos necessários para inlcuir todas as variáveis de interesse de modo que fosse possível realizar cálculos para confecção dos indicadores foram realizados por meio do software Microsoft Access e resultou em um arquivo com 4.449 observações (linhas) e 61 atributos (colunas).
Por último foi utilizado o software IBM SPSS Statistics 26 para o cálculo dos indicadores, criação de variáveis dummy, normalização de dados e realização de análises estatisticas exploratórias na base de dados final do estudo, que conta com 4.449 observações (linhas) e 96 atributos (colunas) que podem ser classificados em:
variáveis brutas: que pertencem aos bancos de dados do CNES e SIH tendo passado somente por processo de sumarização.
variáveis calculadas: que foram derivados por meio de cálculo de dois ou mais dados brutos.
variáveis dummy: variáveis categóricas transformadas em binárias para realização de cálculos estatísticos.
A base de dados completa, com 4.449 observações e 96 atributos, foi importada para o software Microsoft Power BI para a fase de construção dos painéis para representação dos dados do estudo.
Nesta fase do estudo foram criados cinco painéis para visualização dinâmica da distribuição, características e indicadores dos hospitais incluídos no estudo. Os paíneis construídos foram:
Distribuição dos Hospitais: Exibe uma visão geral da distribuição dos hospitais do estudo pelas variáveis categóricas disponíveis, que são referentes às características destes estabelecimentos e sua localização geográfica. É possível realizar múltiplas seleções no painel que afetam a exibição de todos os atributos disponíveis. Além disto, último elemento do painel exibe a lista nominal dos hospitais resultantes do conjunto de seleções realizadas.
Quadro de Indicadores: Exibe um quadro de vinte indicadores e contagens para o total e hospitais e estratificados em cinco categorias de porte de leitos hospitalares. É possível realizar múltiplas seleções por meio de seis variáveis categóricas relacionadas às características dos hospitais e distribuição geográfica, que afetam o comportamento do quadro de indicadores.
Indicadores por Hospital: O painel é utilizado para comparar os indicadores de um hospital de interesse em relação aos indicadores de todos os hospitais do estudo que são exibidos em dois quadros. Ao informar o número do CNES do estabelecimento de interesse no primeiro elemento do painel, são exibidos os dados cadastrais do hospital e o quadro de indicadores a esquerda passa a exibir os indicadores do hospital selecionado.
Gráfico de Taxa de Ocupação: Exibe um gráfico de tipo Boxplot que traz a informação de taxa de ocupação estratificada por porte de leitos hospitalares, exibindo dados de média, mediana, quartis, mínimo, máximo e outliers da distribuição da taxa de ocupação. É possível realizar múltiplas seleções por meio de cinco variáveis categóricas relacionadas às características dos hospitais e distribuição geográfica, que afetam o comportamento do gráfico.
Gráfico de Faixas de Comportamento: Exibe um gráfico que demonstra o comportamento da taxa de ocupação discriminada pela natureza jurídica dos hospitais e estratificada por porte de leitos hospitalares. Como recurso adicional exibe um gráfico análogo que demonstra o número de hospitais que estão sendo considerados em cada categoria do gráfico principal. É possível realizar múltiplas seleções por meio de cinco variáveis categóricas relacionadas às características dos hospitais e distribuição geográfica, que afetam o comportamento dos dois gráficos concomitantemente.
Os cinco paineis desenvolvidos podem ser acessados na aba RESULTADOS desta página.